Sport Club Corinthians Paulista
Conhecido apenas por Corinthians e cujo acrônimo é (SCCP) é um clube multiesportivo brasileiro, sediado na cidade de São Paulo, Brasil. Foi fundado como uma equipe de futebol no dia 1º de setembro de 1910 por um grupo de operários do bairro do Bom Retiro, na cidade de São Paulo. Seu nome foi inspirado no Corinthian FC de Londres, que excursionava pelo Brasil, sendo chamado pela imprensa brasileira da época de Corinthian's team. Foi o primeiro clube de futebol paulista a abrir espaço para jogadores pobres e o segundo no país a aceitar atletas negros no time.
Embora tenha atuado em outras modalidades esportivas ao longo dos anos, seu reconhecimento e suas principais conquistas foram alcançados pelo futebol profissional. O clube conquistou 26 títulos no Campeonato Paulista (atual recordista), 5 títulos do Campeonato Brasileiro, 3 títulos da Copa do Brasil, 5 títulos no Torneio Rio-São Paulo (recordista, ao lado de Palmeiras e Santos), uma Copa Libertadores da América e foi ainda campeão do primeiro Mundial de Clubes organizado pela FIFA em 2000.
No futebol, o Corinthians costuma atuar com mandante no Estádio Municipal do Pacaembu. Seus rivais históricos são o Palmeiras, com quem disputa o Derby Paulista, o São Paulo, com quem disputa o Majestoso e o Santos, com quem disputa o clássico mais antigo de São Paulo (o Clássico Alvinegro). Sua torcida é conhecida como "Fiel", e seus torcedores são estimados em mais de 25 milhões espalhados por todo Brasil, sendo o segundo time mais popular do país, além do primeiro na Região Sudeste e no Estado de São Paulo.
É reconhecidamente umas das marcas mais importantes no mundo do futebol. Estudo realizado em 2012 aponta clube do Parque São Jorge como o mais valioso do futebol brasileiro pelo terceiro ano consecutivo, sendo o primeiro clube nacional a ultrapassar a marca de R$ 1 bilhão. Este estudo da BDO teve repercussão internacional, através da revista norte-americana Forbes.
Em que pese o futebol ter sido desde sempre a prioridade do clube, o Corinthians abriu espaço para outras modalidades esportivas ao longo da sua história. A implantação do remo, em 1933, modificou o escudo da agremiação, com o acréscimo do par de remos e a âncora como aparecem até os dias de hoje. Mas o principal destaque veio do basquete, onde o clube desfrutou de relativo sucesso, especialmente durante as décadas de1950 e 1960, com a conquista de títulos paulistas, brasileiros e até sul-americanos, além de um vice-campeonato mundial em 1966. O futsal é outro esporte que rendeu conquistas ao clube, a partir da década de 1970, entre torneios estaduais e nacionais.



projeto Arena Corinthians